quarta-feira, 7 de março de 2012

Das escolhas

Quando vamos sair, ele já escolhe a roupa e o sapato que quer usar. Dia desses deixei separada uma camisa e uma bermuda para vestir e na hora que ele viu, já disse que não queria colocar “essa não mamãe”. Tentei convencê-lo e nada dele ceder. Sei que coloquei na marra e o menino foi chorando e puxando a camisa até metade do nosso destino. Um stress só!!!
Domingo, o Jú colocou uma camiseta amarela e ele queria, pq queria uma camiseta amarela também. Como ele não tem, negociamos e ele disse que queria uma azul.  Se o pai estiver de tênis, nem adianta querer colocar a sandália nele pq ele não quer de jeito nenhum. Hoje, quando estava colocando o tênis para ir para escola, ele simplesmente disse que não queria o bege “esse não mamãe, quer o branco”.  Ultimamente tenho cedido e feito sua vontade até pq ando sem muita paciência para chororô e sei que se contrariá-lo é show na certa!  
Agora me respondam: Como encontrar um equilíbrio nas minhas decisões? Se eu faço prevalecer minha vontade o menininho pira de raiva e dá show! Mas e se eu fizer sempre sua vontade, será que não estarei errando também? 

6 comentários:

  1. Nossa, Lilian, confesso q/ ri bastante aqui... rs

    Olha, mesmo não tendo experiência acho que é preciso dialogar, negociar e assim tentar o equilíbrio.


    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi..Lilian!!!
    Que bom voltar né...
    Mas seu dia-a-dia em relação ao meu, já é bastante corrido eu não trabalho fora e nem tenho um Davi pra ocupar meu tempo...
    Pode deixar, estarei sempre por aqui!
    Ja dei uma olhada no seu cantinho e o Davi está cada dia mais apaixonante, né...e é muito engraçado não sei se ele é engraçado ou a forma como vc escreve e descreve as situações!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, vou falar o que sei como educadora, tá? Não sei se serve pra vc agora, mas vou tentar...
    Essa é uma idade/fase "crítica". A gente ainda acha que eles não têm tamanho, discernimento, nem opinião formada pra decidirem suas coisas, né? De fato, são muito pequenos pra fazer e decidir escolhas pessoais, mas eles têm suas vontades sim, como temos as nossas! E isso temos que respeitar, até como um processo de mostrar que é preciso respeitar a vontade de cada um. Ainda mais meninO que quer seguir o pai em tudo e meninA que quer seguir a mãe( daí começam nesse idade a briga pelo batom, o esmalte, a mini saia, etc..)

    Acho até saudável que agora vocês dialoguem sobre isso de maneira tranquila, não fazer disso um impasse, um confronto entre escolha dele X escolha sua.
    E o papai também deve ser cerne no diálogo, afinal neste caso, ele é a referência número 1 do Davi.
    Quando você disser X e ele Y, pergunte o por quê, dê exemplos que que X ficaria melhor por isso, de que no calor fica mais legal e confortável uma sandália e não um tênis, mas sem confrontar também o que ele disser sobre Y. Tente ver o lado dele, sem criticar, mas de maneira que ele perceba que Y ficaria melhor outro dia e você acha isso!!!
    Acho que se vocês negociarem algo do tipo. Hoje você pode vestir o que escolheu, mas amanhã eu escolherei, as coisas vão entrando nos eixos.
    Prepare-se porque daqui pra frente as vontades pessoais ficarão cada vez mais marcadas, e é hora de conversar, sem brigar. A briga, o estresse, o confronto levarão à birra, à decepção, ao choro e futuramente à frustração de não ter podido e não poder escolher as próprias coisas, pois elas sempre terão a decisão da mãe...isso também leva ao medo, à insegurança quando ele for adulto na hora de tomar uma decisão.
    Li, eu falo isso tudo como educadora. Sei que numa visão de mãe e num dia-a-dia familiar é muito difícil por em prática o que na teoria funciona...
    Você que tem que sentir o temperamento dele, a melhor forma de abordar o assunto, pois cada criança é única e só você conhece profundamente seu filho!!
    mas é isso. É um momento de você e o Jú conversarem com ele desde já, para até mesmo que as escolhas futuras não sejam feitas sem serem conversadas com vocês. Ele precisa sentir confiança em pedir a opinião de vcs sempre...=)
    Mas relaxa, porque tem criança que tem vontades muito mais marcadas do que essas e simplesmente dominam seus pais, é algo muito mais sofrível e difícil.
    O que o Davi está apresentando é natural da idade dele!!

    Beijão imenso e ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  4. A Manuela começou com isso também amiga. Mas no caso dela, é pura contrariedade, porque ela semrpe recusa a primeira roupa que mostramos, rsrs.

    Mas é bom isso, Li. Faz bem para a auto-estima dele, para a sua própria confiança, saber que ele tem voz ativa. É só uma questão de nós administrarmos a fase bebê, para a atual fase dos pequenos.

    Ps: Estreamos o blog com novo layout e sorteio. Dá uma passadinha lá quando der, pq sua opinião é muito importante pra mim. Além disso, tem um sorteio delicioso que você não vai querer perder, rsrs.

    bjs,

    ResponderExcluir
  5. Oi..Lilian!!!
    Tudo bem?
    Menina, cada dia é um desafio e uma superação naquele lugar...kkkk
    Mas aos poucos, eu creio que chegarei aos meus objetivos, pois confesso a vc que eu só me esforcei tanto no tempo em que eu estava na universidade, lá eu fazia essas aulas...depois tive oportunidades mas não as aproveitei...agora tenho que correr atrás e me esforçar!!
    Quando vi esse layout me apaixonei...lindo, né...kkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Li...
    Um dia, quando o Edu ainda era pequeno, eu li uma reportagem a respeito disso que tinha uma frase +/- assim: "tudo bem se seu filho quiser sair feito uma caixa de lapis de cor de tão colorido, o negocio é negociar..." morri de rir ne, e nem imaginava q um dia estaria acontecendo isso. O Edu tbm tem seus momentos de escolhas, mas na maioria das vezes ele nem liga, mas ja saiu feito uma "caixa de lapis de cor" de camisa vermelha, short verde e chinelo amarelo kkk mas olha, como ja disseram acima, o negocio é equilibrar, dosar... tudo bem se ele sair feito uma caixa de lapis de cor de vez em qdo - tipo, para a casa da vovó rs bjs

    ResponderExcluir

Adoro quando você lê e deixa um recadinho :)