terça-feira, 27 de março de 2012

Alimentação - o que mudou depois dos 2 anos

Davi mamou LM exclusivamente até os 6 meses, depois acrescentamos os suquinhos, frutinhas e sopinhas. Quando completou  1 ano começou a comer comidinhas sólidas e nesta fase a única “besteira” que oferecíamos a ele era um pedaço de pão nos finais de semana enquanto tomávamos café da manhã e biscoitos de polvilho. Não oferecemos e nem deixamos ninguém dar balinhas, pirulitos, salgadinhos, bolachas recheadas, chocolate e muito menos refrigerante pra ele. Tentamos fazer tudo como manda a “cartilha”
Num dia desses, fomos ao supermercado e quando passamos pelo corredor dos salgadinhos o Davi disse: “quer salgadinho mamãe”. Assustei, pq  pra mim ele nem sabia o que era. Esses dias ele pegou o pai comendo uma bolacha recheada e também quis. O pai tentou dar só a parte sem recheio, mas ele quis foi ela inteira e quando pegou a bolacha na mão, abriu como se fosse lamber o recheio. Pensei, onde o menino está aprendendo a comer essas coisas? Só poderia ser na escola. Lá, infelizmente cada aluno leva seu lanchinho e assim fica difícil a gente evitar que um filho não experimente o salgadinho e a bolacha recheada que os amiguinhos levam.
Sempre pensei, se eu posso oferecer algo mais saudável e ele come, pq vou ficar enchendo o menino de porcaria, não é mesmo? Mas sabia que seria inevitável ele experimentar algumas guloseimas. Evitamos o quando pudemos mas resolvemos “relaxar” mais um pouco e deixar ele experimentar as coisas. Ele também já não é mais nenhum bebê, então não vejo mais  como um problema ele comer chocolate ou uma balinha por exemplo, só que tudo muito ponderado, é claro.
Agora vcs precisam ver a felicidade dele em escolher uma bala pra chupar. Parece ser a coisa mais fantástica do mundo e mesmo eu achando lindo, só está liberada uma por dia. Pra quem não sabia nem o que era bala, tá de bom tamanho!

4 comentários:

  1. Sei bem como é isso. Aliás, seu post tem super a ver com o post que entrou hoje á no blog da Fisher. No meu caso, quem oferece as guloseimas indesejadas por mim é a vovó e vovô. Fato que me fez inclusive estudar a possibilidade dela ficar no integral. Acho que a chance dela compartilhar isso na escola é menor (ou pelo menos em menor qtd) do que na casa da vó.


    bjs querida!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua visitinha e suas palavras de carinho lá no meu blog! Obrigada!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Li...
    Comigo foi dificil controlar, pois cmo ele fica na metade do dia com as vovós, nao teve como nao deixar ele tomar refrigerante por exemplo...
    Como ele ainda esta mto ruim pra comer (nao come nada) o maximo q ele faz de errado é tomar refrigerante e comer salgadinho, mas isso la uma vez ou ooutra...
    Acho q dá pra relaxar um pco... claro q com cautela, mas infelizmente na dá pra controlar tudo ne...
    Um abração

    ResponderExcluir
  4. Queria muito ver a sua carinha quando ele pediu o salgadinho.. aiaiai dificil viu.. rsrrs
    Mas fica tranquila..
    Pode-se tudo, sempre, desde que haja moderação! beijo querida e obrigada pela visitinha...Rs

    ResponderExcluir

Adoro quando você lê e deixa um recadinho :)