sexta-feira, 18 de maio de 2012

O primeiro ponto e sobre ser uma mãe boazinha...


A tarde seguia tranquila como todas as outras quando me ligam da escolinha do Davi...
Não sei pq, mas todas as vezes que ligam de lá, meu coração fica apreensivo. Já recebi ligações para tirar dúvidas bobas, mas até escutar, “mamãe, está tudo bem, só estou ligando pra saber se o pedido que fez do agasalho é de elanca ou moletom”, já imaginei  as piores situações envolvendo meu filhote. E ontem não foi diferente, quando recebi o recado que haviam ligado da escolinha, meu coração acelerou. Imediatamente liguei e quando ouvi “mamãe, está tudo bem, MAS nosso pequeno caiu e machucou a cabeça, mas não se preocupe que está tudo bem, só  que precisaremos leva-lo ao pronto socorro, pq provavelmente precisará levar pontinhos na cabeça, você quer que o levemos para o hospital e nos encontremos lá?”. Comecei a tremer  já imaginando meu filho todo ensanguentado e desfalecido... Exagero, né? Poderia ser, mas quando se está longe, sem saber a real dimensão do problema, a gente só consegue pensar o pior. Tentei manter o controle e quis saber o que aconteceu. Ela explicou que ele estava andando de triciclo, que subiu a rampa do escorregador, tombou e bateu a cabeça.  Perguntei se dava para esperar que eu mesma o levasse ao médico e ela disse que sim. Avisei o Jú e sai da empresa correndo para busca-lo. Passei em casa, peguei carteirinha do convênio, mas algumas coisinhas pra ele e fui para a escola. Chegando lá, encontrei meu filhote lindo, sentado no colo da dona da escola, limpinho, calmo e mexendo no computador junto com ela. Que alívio!!!! Meu filho estava bem! Com um corte na cabeça na parte de trás, mas o pior já tinha passado, pelo menos até então, né? Saímos e fomos ao hospital. Eu, ele e uma de suas prozinhas.  A médica examinou e  disse que precisaria mesmo levar um pontinho, que iria  encaminhar para um cirurgião fazer o procedimento. Nem preciso dizer que foi horrível, não é? Fizeram um charutinho do meu filhote e eu, junto com a pro emais duas enfermeiras o seguramos para o Dr. poder dar anestesia e costurar a cabecinha do meu pequeno. Foi só um ponto, mas o suficiente para uma mãe quase morrer de tanta dor, não mais do que ele, é claro, mas foi barra!
Depois de passado o susto, voltamos felizes e a mamãe aqui aliviada e agradecida por não ter acontecido nada mais grave.
Hoje, depois de contar o ocorrido para um amigo que também é pai, ele me perguntou se não briguei com as responsáveis, por não terem olhado ele direito, que elas teriam que estar atentas para evitar este tipo de acidente. Até concordei com ele, que elas são responsáveis sim, mas que não tem uma professora ou assistente para cada criança, que nós mães e pais, com um ou dois filhos, às vezes nos descuidamos e em questão de segundos acontece o inesperado... Me lembrei até da primeira queda da cama do Davi, que o pai virou as costas e num piscar de olho o menino caiu no chão...    É claro que devemos nos precaver e nos rodear de todo cuidado, mas sei que essas coisas acontecem e jamais culparia alguém por isso. Ah não ser que fosse algo recorrente, que não é o caso. Meu amigo não concordou e disse que a escola está me prestando um serviço e que este serviço tem que ser 100%, afinal estão lidando com vidas.
Agora me digam se numa situação dessas, vocês brigariam ou responsabilizaria alguém pelo acidente? Será que sou muito compreensiva e boazinha e não estou fazendo valer meu direito de consumidora e mãe pelos serviços que contratei? 

6 comentários:

  1. Aiiii Li, que susto grande!
    Fico tensa com telefonemas que começam assim:" Está tudo bem, mas...". Imagino seu desespero!
    Poxa amiga, você que é mãe sabe bem disso. Como é difícil ter controle de tudo o tempo todo. No campo infantil, 1 segundo (1 segundo mesmo) é o tempo necessário para acontecer qualquer acidente. Como a gente diz na escola, é preciso ter olhos nas costas e mais dez pares de braços para trabalhar com crianças.Por isso que existem as assistentes nas salas também.
    Mas cair faz parte da infância! E isso acontecerá muitas outras vezes ainda na escola ou em casa.
    Embora seja um serviço pago (a escola), o controle constante de quedas, escorregões, tropeços pode ser que falhe num segundo e não será por displicência, pode ter certeza! Criança sai correndo quando damos a mão, escapa quando abraçamos, sai da fila e tantas outras coisas que elas fazem na escola porque estão do lado de outras tantas crianças e ficam muito mais enérgicas do que me casa. Mas pode ter certeza que toda escola oferecerá para esse público um ambiente seguro no sentido de não haver objetos perigosos, chãos escorregadios, portas soltas, janelas, etc...tudo é pensado, planejado com carinho para elas.
    E as prôs estão ali para educar e ter olhos atentos, com ctza! Se um dia, uma queda aconteceu - e como vc mesma frisou- não é um fato que acontece repetidamente- não existe o porquê acusar alguém de descuido ou falta de zelo, profissionalismo, etc...
    E a partir disso, os olhos atentos serão dobradamente voltados ao Davi, principalmente em lugares ou situações onde ele mostrou apresentar mais riscos de queda, fuga, escorregão, etc...
    Pelo menos é assim onde trabalho!
    E em toda escola haverá corte, queda, joelho ralado, empurrão de amigos...TODAS!!!
    São crianças e estão brincando, descobrindo, explorando!!!
    Acho que você sensata na sua atitude e poderia sim cobrar explicações se isso voltasse a se repetir.
    Mas é como te falei. Não será a primeira vez. Pode haver uma próxima vez , quando ele for maiorzinho por exemplo, ir ao banheiro por ex e uma amigo empurrá-lo no chão porque chegou correndo lá de fora.
    Antes de mais nada a gente precisa saber que são crianças! Que são espontâneas e completamente imprevisíveis. Do nada elas saem do silêncio de uma atividade pra ir correr no parque...
    O trabalho da professora é bastante puxado e dedicado, pode ter certeza! E isso tudo eu falo como professora e como outras amigas professoras que são mães também. Inclusive esses dias, uma delas recebeu o filho em casa com uma baita picada de marimbondo na boquinha do filho. culpa da professora que impediu que o marimbondo voasse até ele enquanto ele brincava no balanço??? Não! coisas que simplesmente acontecem. Em casa, na escola em qualquer lugar!
    O importante agora é como dar mais atenção para que o fato não se repita e dar seu voto de confiança ao colégio que você escolheu!!!

    P.S: Na escola que eu trabalho, somos humanistas. Vemos muito o lado humano de tudo e não competitivo, mundano e etc. Na nossa concepção todo educador deve ser humanizado e ver o outro (o colega, os pais, os alunos) como a si mesmo!!
    Nenhum educador faria nada por desumanização ou falta de interesse. Desacredito que alguém na escolinha do Davi seja diferente disso, principalmente por outras experiências que você ja compartilhou aqui...
    Dê um voto decisivo de confiança, amiga!
    A escola sempre evitará acidentes, mas não significa que eles não existirão!
    Nem na escola, nem na sua casa, nem na casa da vovó...

    E o Davi? Já passou o susto?
    O que ele disse sobre o tombo? (Isso é muito importante tambem...ouvir da boca dele!!!)


    Beijocas e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai amiga é muito desesperador receber um telefonema desses, mas graças a Deus foi só o susto mesmo!
      Quanto a isso sou bem tranquila. Não sou de arrumar confusão por coisas sem sentido. Vejo mães discutindo pq o filho levou uma mordida. Acho tão absurdo querer cobrar que elas tenham controle de tudo, quando nós mesmo não temos.

      O Davi contou como foi, tão bonitinho ele falando...rsrs mas não ficou traumatizado nem nada. Elas disseram que ele tem brincado normalmente e é claro que elas estão mais do que nunca ligadinhas nos passos dele, né? Acho que estão bem assustadas...rs Fico imaginando como que elas ficam apreensivas também. A responsabilidade delas é grande.

      Fico apaixonada quando vc fala da sua escola...como eu queria que o Davi fosse seu aluno...rs
      Beijão flor!

      Excluir
  2. Ai cunhada que susto .... e eu tbm fico com o coração na boca qdo o tel toca e é da escola.
    Bom espero que os susto no nosso pequeno tenha passado e achoq ue você agiu bem e acidentes como o nome proprio diz acontece e por mais que a gente cuide um minimo de descuido é o suficiente.
    Bom essa é minha opnião beijos

    ResponderExcluir
  3. Que bom que está tudo bem como pequeno, amiga!
    Olha, quer saber o que acho, que seu amigo é um tanto exagerado. Mesmo nós, com um filho só, não podemos evitar tombos, batidas. Gente, isso faz parte da infância, o desequilibrio que leva ao tombo é o mesmo que trará coordenação ao pequeno.
    Acho meio ridículo quem tem o pensamento que porque está pagando, tem que ser perfeito. òbvio que tem que cuidar, que estar atentos, mas um tombo, uma batida, acontece. Eu também não ficaria brava. A não ser que fosse recorrente ou pior, que fosse ocultado.
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dê, também o acho um pouco radical. Impossível termos o controle de tudo!
      Sou muito tranquila e compreensiva e mesmo quando tenho que reclamar de alguma coisa, faço com o maior cuidado possível para não chatear ninguém. Quero que elas tenham liberdade de chegar e contar o que acontece.
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Li...
    Terminei de ler com a respiração presa!!! Que susto heim!
    Nunca recebi ligações da escola do Edu mas imagino o quanto isso é desesperador, parece que entre o tudo bem, mas... falar o que houve, passa um milhao de coisa na nossa cabeça ne?
    Olha, concordo com as opiniões acima... acho radical culpar a escola... e como vc disse e as outras meninas tbm... ate com a gente olhando acontece as coisas ne... eu te digo pro meu marido: pode esperar ainda braço ou dente quebrado... ainda mais espoleta como o Edu é...
    Um dia, ele chegou com um arranhado no rosto, mas ele mesmo contou que brigou com o coleguinha... e a prof confirmou depois... acontece... o q não podemos claro admitir é a recorrencia não é...
    Mas a maternidade nos traz esses sustinhos rsrs
    Um abração!!!

    ResponderExcluir

Adoro quando você lê e deixa um recadinho :)