segunda-feira, 17 de maio de 2010

Primeira papinha = primeira cólica

Meu pequeno completou 6 meses ontem e para comemorar, fiz uma papinha caprichada com 2 legumes, 1 verdura e carne (conforme a pediatra indicou). A Dra. já havia liberado desde os 4 meses, pois ela achou que o fato dele iniciar no berçário, só meu leite não seria suficiente. Por opção minha decidi continuar só com o leite e a papinha de frutas e até então estava dando tudo certo. Na semana passada a professora disse que achava que só o leite não era mais suficiente e que quando ele via outras crianças comendo papinha ele ficava todo eufórico. Pensei, já é hora de introduzir a sopinha, ele está crescendo. Sexta passei um bom tempo na net pesquisando receitas, já que minha criatividade na cozinha é zero. Sábado fiz a sopinha e ele adorou. Comeu bem e se lambuzou todo, mas quando foi a noite, meu pequeno acordou com um choro estridente que nada o consolava, ele dobrava as perninhas e logo imaginei que fosse cólica. Coloquei de bruços e nada, tentei fazer massagens e nada e no desespero saímos em plena 4:00 hs da manhã para levá-lo ao hospital. O Dr. o examinou. A barriguinha dele estava dura, cheia de gases... era cólica. Tudo por causa da carne na sopinha, que segundo o Dr. não poderia ter dado logo de imediato, que teria que introduzir aos poucos. (pq a pediatra não disse isso????) Sei que ele foi medicado e pouco tempo depois estava bem. Mas durante todo o domingo, ficou enjoadinho, teve crises de novo que só passou com o medicamento. Nem tive coragem de oferecer sopinha pra ele de novo...fiquei traumatizada. Foi tão triste ver meu pequeno sofrendo daquele jeito...em 6 meses, nunca tinha passado por isso.

Hoje vou preparar uma sopinha bem leve (sem carne) e mandar para ele almoçar amanhã. Tomara que ele aceite bem e não tenha cólica.

Eu???? Bom, eu estou fisicamente esgotada, precisando de um descanso, mas será difícil, pois a semana está só começando. Faz parte...

2 comentários:

  1. Nossa Li, imagino seu cansaço mental e físico!!
    Vida difícil a de uma mãe, hein?
    Mas ainda bem que o Davi melhorou!!!
    E parabéns pra ele pelos 6 meses de vidinha! Lindo!
    Ótima semana e que vc de alguma forma, consiga relaxar um pouco!!! Que o fds chegue logo para isso!!!=)
    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Flor,
    Realmente vc não deveria ter colocado tudo de uma vez logo na primeira papinha. Além do intestino dele não estar totalmente amadurecido, há a possibilidade dele ter alergia ou intolerância à algum alimento e com muito ao mesmo tempo vc não saberá qual é... O indicado é iniciar com 1 ou dois legumes... e depois que insistir 2 ou 3 dias você coloca mais um, depois outros. O tempero deve ser leve, mas coloque, pois assim ele se habitua com comida normal por volta de 12 meses.
    Comece com legumes mais doces como a mandioquinha, cenoura, beterraba e batata que são de mais fácil aceitação. Não introduza o ovo antes dos 10-12 meses, pois este alimento tem alto risco de alergia. Os legumes devem ser cozidos e passados na peneira inicialmente e depois somente amassados para que a mastigação seja treinada. A partir do nono mês é que é totalmente seguro incluir carnes. Mesmo assim, você ja pode incluir carnes antes disso, mas sempre aos poucos, depois que o intestino dele tiver totalmente habituado.
    Tenho várias outras dicas, além de trabalhar com orientação para pais, estudei muito a respeito para a Isabela. Se precisar é só falar.....
    Bjos e boa sorte!

    ResponderExcluir

Adoro quando você lê e deixa um recadinho :)