quinta-feira, 24 de março de 2011

Quem disse que seria fácil?

Meu menininho está um verdadeiro furacão. Anda numa fase que não pode ser contrariado que faz birra, muita birra. Se joga e joga o que tiver nas mãos e parece nos desafiar o tempo todo.
Eu não tinha noção do que ele era capaz de fazer com uma motoquinha. Há um tempo atrás ele nem conseguia subir em uma, daí deixamos ela num cantinho esperando  ele crescer mais um pouquinho para poder brincar. Há uns dias atrás, deixamos o brinquedo num lugar mais acessível e quando percebemos, ele já estava em cima, pilotando correndo pela casa toda. Ele ainda não alcança o pedal, mas vai empurrando com os pés, faz curva e empina a motoca, dá para acreditar? rs
Esses dias ele queria entrar num canto que não dava pra entrar com a motoca. Ele teve um ataque de fúria que fiquei assustada. Ele empinava e batia no chão com toda força que tinha e depois chorou frustrado. Esses dias ele fez a mesma coisa com o Jú. Daí ele o colocou no cantinho do pensamento e não o deixou  brincar com a moto pelo resto do dia. Na escolinha ele também tem se comportado assim. Fico super preocupada e até conversei com uma das professoras. Ela diz ser próprio da idade e que vai passar.
Temos conversado com muito amor, explicado o que pode e o que não pode, mas já percebemos que não será nada fácil essa caminhada.
Só peço a Deus que nos dê sabedoria para educar bem o nosso filhote.

10 comentários:

  1. Li, querida!!!!
    Que bom ver que sentiu minha falta e devo dizer que também senti muita falta de ler seu blog e saber notícias do Davi.
    Quanto às birras.... super comum, se ele não passasse por esta fase estranharia. Tente ir com calma, explicando, mil vezes, disciplinar não é fácil e é com a repetição que ele irá aprender. Lembre-se sempre: reaja com alegria quando ele faz alguma coisa positiva e sempre reaja negativamente quando ele fizer alguma birra, assim ele aprenderá. A atenção só deve ser dada quando ele faz algo positivo. Tente ignorar a birra quando possível, para ter sua atenção ele terá que se comportar. Geralmente funciona. Mas sei que nem sempre podemos e conseguimos ignorar as birras, não é mesmo? Esse é o maior desafia.
    Bjos querida!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Vim te visitar e estou te seguindo. Tenho 3 filhos. O menor faz 2 aninhos em Julho. Está um furação.hehhe

    Sao os amores da minha vida.

    Deus abençoe vc.

    Pra. Thaís Itaborahy

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É muito comum da idade/fase!!!
    E é como a Ana disse: se entusiasmar com as atitudes positivas e demonstrar insatisfação com atos negativos.
    Qto mais esses atos negativos forem desprezados, mais sem graça de fazê-los vai ficar pro Davi.
    Ai ai...também peço a Deus, que quando tiver meu baby, saibamos seguir o melhor caminho, pois realmente não é fácil né amiga?
    Admiro toda mãe!!!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi..Li!!
    Que coisa, tão pequenininho e ja demonstra tanta personalidade!!!
    Eu acho que o díficil ás vezes deve ser não rir, pq o incentivaria...mas acho que precisa paciência. Assista a SuperNanny ela dá ótimas dicas. O que ela ensina é dar limites e disciplina e nessa idade é que está se formando a personalidade dele...então tem que ensinar!!
    Pois eu não tenho babies, mas na teoria sei bastante coisa...rsrsrsr...graças a SuperNanny!!
    bom fim de semana
    bjos

    ResponderExcluir
  5. OI Amiga...por aqui Manu tb dá sinais de temperamento forte. Eu quero muito acreditar que trata-se de uma fese, pq devo confessar que morro de vergonha qdo ela faz isso na frente dos outros, rs.

    MAs você está certa. Temos que tentar passar com muito amor o que é certo e o que não é.

    bjs e boa sorte aí com o Davi.

    ResponderExcluir
  6. Oi Li...
    É exatamente esse o comportamento do Edu, não pode passar por uma situação de frustração que age com toda furia do mundo, e quando ele tenta carregar uma coisa que é muito pesada e não consegue? Li que devemos deixa-los frustar de vez em qdo para eles nao crescerem achando que 'podem tudo' e acho super correto a atitude do cantinho do pensamento e tirar a motoca no resto do dia... assim eu faço com o Edu, depois ele vem atras de mim todo choroso e me da um UPA - abraço - e eu digo que o amo e ficamos numa boa... é amiga, como vc disse ninguem nos falou que sera fácil né, so nos resta mesmo ter mta sabedoria e paciencia com nossos bebes...
    Um abração e otimo final de semana!
    Obs. o Davi melhorou da otite? O Edu ja esta bem da 'leve pneumonia' Graças a Deus...

    ResponderExcluir
  7. Oi Lili..ai,nossa..sei bem o que é isso..o Enzo esta um furacão tb..e so quer fazer as coisas do jeito dele..Deus nos dê sabedoria mesmo,viu..rsrs
    beijos,otimo finde!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  8. Li, toda criança é assim, está na natureza deles. Se a gente deixa passar, só piora. É a hora de ensinar o que pode o que não pode, certas regrinhas cruciais. Mesmo assim, tem que ficar sempre de olho, pq as vz's eles tornam a repetir os errinhos já corrigidos.
    O lema aqui em casa é: "Quem ama, corrige"
    E não estou falando de surra em! Pq quem ama, não quer ver, a pessoa amada permanecer no erro né?!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Sabe que eu também sempre quis ter uma casa de bonecas e só tive os móveis. (trauma)
    Hoje, quando tem encomenda, eu fico só babando e lamentando por não ter filha. *rss

    ResponderExcluir
  10. Essa fase é realmente difícil. Quando não tinha filho e via alguma criança fazendo birra sempre pensava "Ahh... se fosse meu filho..."

    Mas quando acontece com a gente, de verdade não sabemos o que fazer. Temos tantas informações sobre o que fazer e sempre ficamos na dúvida.

    Nesta fase do João não dava moleza, sempre que se jogava parava o que estava fazendo e o colocava de pé, olhava firme pra ele e dizia que era errado e que não podia fazer isso. Deu certo, mas eles sempre acham um novo jeito de nos "desafiar", como vc mesma colocou, e agora ele chora muuuuuito...

    Essa semana mesmo, estava brincando com as primas e de repente deu os cinco minutos e decidiu que não ia mais dividir a bola, não pensei duas vezes e o tirei da brincadeira, disse que se não sabia dividir, também não poderia brincar. Chorou muito, dei um banho e dormiu. Sou muito dura?!?! Acho que sim, mas corrigir é fundamental!


    Beijos!

    ResponderExcluir

Adoro quando você lê e deixa um recadinho :)