sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Frescura ou Zelo?

Segunda, levei o Davi na pediatra. Graças Deus ele está ótimo :)

Agora começaremos uma nova fase em sua alimentação. É hora de deixar as papinhas para trás e começar a comer comidinhas mais sólidas. Como eu já havia dito por aqui, quando faço comida fresquinha, sempre ofereço. Ele come bonitinho, mastiga com seus dois dentinhos e quando encontra um pedacinho de legumes ou carne maior, cospe sem fazer cerimônia. Depois de 1 ano, ele poderia comer a comidinha da escola, mas quando vi o cardápio do que eles servem, me choquei um pouco. Tá certo que a maioria das coisas é saudável e tudo bem que lá não tem só bebês, mas servir Strogonoff, pastelzinho, salsicha, nuggets, berinjela a parmegiana para uma criança de 1 ano achei demais. Conversei com uma das donas da escolinha e perguntei se o cardápio era o mesmo para os bebês ela disse que sim. Disse que poderia escrever na agenda o que pode ou não servir no dia e quando achar necessário, enviar a marmitinha dele. Levei o cardápio para a pediatra dar uma olhada e ela desconjurou. Disse que haviam coisas que nem para crianças maiores era adequado servir. Nuggets e salsicha nem pensar! Azeitonas pra quê? Ela também fez algumas observações quanto ao leite. Contei que o Davi havia desmamado e que estava dando NAN. Perguntei se poderia dar o Ninho Fases e ela disse NÃO! Ela explicou que para o bom desenvolvimento neurológico do bebê era ideal que tomasse fórmula até os 2 anos e que o leite comum poderia complicar mais o quadro da bronquite alérgica. O que a médica disse é coerente e fundamentado em estudos. Algumas coisas do que é legal ou não oferecer pra uma criança pra mim também são bem óbvias, mas como mãe de primeira viagem as vezes me pergunto se seguir tais recomendações realmente vão fazer diferença. Hoje, posso comprar a lata de NAN mas e se não pudesse???
Minha mãe diz que antigamente não existia nada disso e que criou os 3 filhos dela com leite de saquinho (a caçula com ninho) e hoje estão todos bem criados e saudáveis.
O que minhas amigas blogueiras me dizem??? Isso é frescura ou zelo? Para as que já são mãe, o que vcs oferecem ou ofereciam para seus bbs na fase em que o Davi está?

5 comentários:

  1. Nossa Li, bem complexo esse assunto. Eu confesso que não tenho embasamento para concordar o discordar da pediatra, mas verdade seja dita, antigamente não se tinha metade das informações que temos hoje. É claro que o leite não vai ser prejudicial a ponto de notarmos tanto. Mas questão da alimentação, que antes não se tinha tanto cuidado, hoje vemos o ônus disso. Adolescentes que foram apresentados a refrigerantes desde cedo, frituras, massas, açúcares; com quadros de obesidade, diabetes, colesterol.
    A pediatra da Manuela é super rigorosa com alimentação. É contra dar danoninho, bolachinha e essas coisas industrializadas. Eu sei que aos olhos dos outros isso parece frescura, exagero...mas eu estou de acordo. Se tem tantas frutas, tantos legumes e verduras, por que vou enchê-las de coisas não saudáveis? Só pq todo mundo acha bonitinho dar chocolate pra criança?

    Agora essa história do leite eu não sei te dizer, mas é claro que tem coisas que não dá pra ficar seguindo. É como você disse, e se não tivesse como comprar o NAN?

    Bom...espero que você encontre o equilíbrio perfeito.

    Quanto a educação das blogueiras...que coisa chata isso que aconteceu com você, né? Ai menina...eu morro de medo de ter alguém com raiva de mim por algo que eu tenha feito sem nem perceber, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian!

    Eu já estava pensando em dar o ninho para o Léo quando ele completasse 1 ano, hoje ele toma o Nestogeno 2, que é um pouco mais barato que o NAN. Quando eu perguntar para o pediatra te aviso, sempre é bom uma 2a opinião. Quanto aos nuggets e salsicha, sem comentários, né?
    Mas quanto ao danoninho, o Léo come faz tempo e adora!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Aproveito prá te contar que criei um selinho e te indiquei, espero que goste do desafio!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Lilian!
    Izabela tomou Nan e depois mudei para o Nestogeno, pois o Nan estava causando prisão de ventre.Ofereci Ninho fases também, mas ela já tava com quase 2 anos.Hoje ela se recusa a tomar leite em pó, vá entender?!Acho que de tanto que bebeu enjoou.Quanto a alimentação sempre fui cuidadosa enquanto eu pude.Até os 2 anos evitei oferecer açúcar, fritura,embutidos.. ela só foi experimentar danoninho com bem mais de 1 ano.Hoje eu sou mais flexível.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Opa, de novo o "Clube da Luluzinha", rs! Bom, seu AMIGO blogueiro não acha frescura, não: os tempos mudam e, com novos avanços tecnológicos e de estudos, avanços também têm de ser feitos em relação ao pequeninos! Tudo bem que às vezes as pediatras exageram, mas tento seguir o que elas dizem (só não fui na onde de botar a Filha na natação de R$250 por mês, ré, ré)! Quanto ao NAM e outros leites especiais, o Governo costuma doar para pais cadastrados. Abração!

    ResponderExcluir

Adoro quando você lê e deixa um recadinho :)