quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Etiquetas para comentários em blogs por Flávia Shiroma

Sem tempo e sem inspiração para postar...trabalhando muitooooooo! Mas isso é bom :)


Vim aqui só postar um texto da Flávia Shiroma que achei ótimo. É um guia de boas maneiras para comentar em blogs. Particularmente, acho bem indelicado quando deixo recadinhos e a pessoa não retribui ou quando me deixam recadinhos do tipo “me segue”.  Acho que a Flávia conseguiu traduzir isso de uma forma bem legal.

Segue o texto:

Tá. Sei que não tenho muito tempo de blog, quase 2 aninhos apenas, mas já deu para ter uma idéia do que acho legal ou não a respeito dos comentários e quero compartilhar com vocês para saber as opiniões. Gostaria que cada um de vocês (se possível) deixasse sua sugestão de "etiquetas para comentários" junto com o seu comentário abaixo, assim todos nós, juntos, poderíamos aprender como facilitar cada vez mais a nossa própria interatividade.

Vamos tentar entender o que será que você pode estar fazendo que desagrada os blogueiros que você visita. Quem sabe, mudando alguns detalhes, você não aumenta o número de retribuições. Esta postagem pode ser muito útil aos novatos da blogosfera.

Hoje em dia, mesmo não tendo tantos seguidores, vou explicar em casos retribuo ou não uma visita.
Bom, pra começar, não acho legal receber um comentário que não é um comentário, do tipo:
"Adorei seu blog. O meu é tal. Estou te seguindo. Se der, me segue também."
Acho que essa é a típica visitinha interesseira.
A pessoa só está ali no seu blog para tentar aumentar o número de seguidoras dela/dele.
Também não acho legal quando a pessoa escreve:
"Não concordo."
E não explica porque. Parece que teve preguiça, mas quis deixar algo para atrair você ao blog dele/dela.
Comentários de uma só palavra são compreensíveis, pois muitos blogueiros possuem mais de 2 ou 3.000 seguidores e, numa tentativa de dar atenção a todos, fazem uma visitinha rápida a cada um que deixou um comentário no seu blog. Aí tudo bem. Imagina você ter que dar a atenção que você gostaria à cada um?? Não dá né?
Acho indelicado quando a pessoa deixa um comentário onde, sem perceber, deixa transparecer que não leu tudo. Então, depois de ler o comentário que ela deixou você pensa: "Hum?? Não entendi nada."
Eu penso da seguinte maneira:
Se não tenho tempo, não vou fingir que li um texto que não li.
Se quero mandar um beijo, mas não posso ler a postagem naquele momento, sou sincera e aviso que depois voltarei com mais calma.
Ou simplesmente não faço nada. Passo no blog depois.
E peço desculpas quando volto a um blog que não visito há muito tempo. Pergunto como o blogueiro está e etc.
Acho que todos os blogueiros deveriam se colocar no lugar do outro blogueiro e perceber que ninguém gosta de mensagens vazias. Normalmente, levamos em média 40 minutos para terminar um texto, no mínimo. Claro que ficamos ansiosos para ler o que os nossos amigos acharam. Todos ficam.
Faço questão de retribuir (mesmo se demorar uma semana) todos os comentários dos blogueiros que demonstram o mínimo de interesse pelo que escrevemos. Afinal, quem comenta, muitas vezes também perde um tempão e acaba desabafando ou filosofando em cima das suas idéias. Tem também aqueles comentários super enriquecedores que nos faz pensar: "Nossa! Como não pensei nisso antes?? Bacana!!"
São palavras pensadas e não vomitadas. São palavras inteligentes que nos fazem enxergar o nosso ponto de vista sob um outro ângulo.
Também retribuo aqueles comentários dos novos seguidores que normalmente são educados.
Sim. Educados!
Ele ou ela se apresenta, diz como chegou ao seu blog, faz elogios e diz que passou a ser seu seguidor.
Isso eu acho bacana.
Estou pensando aqui, mas por hora não me vem mais nada a comentar sobre isso.
Então vamos combinar assim: tudo que vocês comentarem, acrescentarei nesta postagem para ela ficar bem mais completinha ok? Assim, poderemos formar um texto completo sobre o que não achamos legal sobre a etiqueta e o que achamos nota 10!!!!
Inclusive, depois que o post estiver completo, vocês poderão copiá-lo (se quiserem) para seus blogs.

Gostaram? Mais alguma sugestão?



8 comentários:

  1. Gosti...
    Sou novatérrima na bogosfera, mas acho que to indo né rsrsrs não sabia que tinha tantas regras, e as seguia sem saber, pois é chato mesmo algumas coisas que a gente ve pelo blogs... bem oportuno o post...
    Bem, respondendo a sua pergunta, a festa será de noite (as 19:30 por causa do horario de verão), pois o calor aqui é infernal durante o dia e minha city é micro e não tem espaço climatizado, dai optei pelo "frescor noturno" (o que não tem acontecido mto pois as noites aqui tbm andam mto quentes). Dedici... vai ser jantar, o povo aqui é bem "arroz" mesmo... so to pensando no sono dele... ai Deus ajude que ele esteja "sociável".
    E o Davi, como está?
    Abraços e xeros nele...

    ResponderExcluir
  2. Oi Li, interessante este post. Sabe, no começo eu eta totalmente ingênua e fiz algumas das coisas descritas acima como deselegantes...rs!
    Acredito que devo ter feito até aqui no seu blog de chegar e dizer: Adorei seu blog, passa lá no meu pra conhecer....rs! Mas sabe que não foi por interesse em aumentar números de seguidores, no meu caso eu nem imaginava que pessoas se interessariam a seguir meu blog, achava que ele só seria interessante para mim... Falava mesmo pq se entrei, li e gostei, achei que pudéssemos ter algo em comum e queria que vc conhecesse um pouquinho da minha vidinha tb! Nunca entrei num blog chato, nada a ver e escrevi que gostei pedindo para visitar o meu!
    Outra coisa, eu sou preguiçosa.... visito os blogs diariamente mas tenho preguiça de comentar, exatamente por isso... se for pra deixar um comentário mequelento, xexelento, ás vezes prefiro nem deixar. Se não tenho nada de interessante pra falar não falo nada, leio e saio!
    Mas seu post foi bem informativo e acabei de me tocar e aprender umas etiquetas dos blogs! Rs!!!! Agora acredito que estou mais blogeducada!!!!
    Bjo flor!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lilian, sabe que eu me culpo por isso muitas vezes? Adoraria comentar em todos os blogs que leio diariamente, mas acesso do trabalho e daí não posso ficar muito tempo. E pelo mesmo motivo não agradeço sempre aos comentários deixados.
    Mas vou me esforçar pra fazer isso mais vezes,afinal, amo cada um dos cloguinhos que tem relacionado lá no meu.
    Sabe que esses dias deletei um blog da minha listinha? Semprelia ele, deixei vários recados lá, inclusive apresentando o meu blog. Não para aumentar os seguidores, pq sinceramente, descobri essa história de seguir a pouco tempo (rsrs), mas porque queria me "enturmar" e a pessoa nunca me fez uma visita (pelo menos não registrou).Daí cansei de me sentir rejeitada. Louco isso, achava que era coisa da minha cabeça, mas pelo jeito, outras blogueiras também pensam nisso.
    Anfã....esse seu post (com texto da Flávia) foi um ótimo motivo para eu deixar o meu recadinho aqui, de onde estava sumidinha de recado, mas não de visita.

    bjs,

    ResponderExcluir
  4. Oiiii..menina..esse texto diz tudo!!
    eu tb odeio certas indelicadezas nos blogs..eu mesma,tenho um trabalhao p visitar td mundo, e as vezes levo uma semana ou mais para ir em todos os que eu sigo..para poder LER de verdade o que é escito la..e não faço isso por obrigação,mas pq gosto de ler o que esta em cada um,ou senão simplismente não seguiria...
    Eu odeio comentarios do tipo: oi,legal seu blog,me segue tb!!
    me poupe...
    tem comentarios que deixa claro que a pessoa nao leu..isso aconteceu cmg uma vez e foi bem chato...um certo blog me visitava sempre,e eu passei a ir la sempre tb..lia td,comentava,super empolgada e tals..mas o tal do blog em questao,postava assim p mim: "oi,td bom! legal esse texto,passa la no meu q tem post novo"
    poxa...qualé...como o texto ai q vc postou mesmo fala..a gente tem um trabalho,um carinho ´p postar..a gente não obriga niguem a comentar..ja que vai comentar,pelo menos leia antes..
    A gota d'agua veio quando o tal blog, em um post onde eu relatava uma coisa muito seria,que mexeu mt comigo, a pessoa colocou assim:
    hahaha,adorei esse seu post,como sempre!

    nem precisa falar que a pessoa não leu P.... NEHUMA né??rsrs..nunca mais fui la..a tal fulana foi la uma svezes ,sempre no mesmo esqueminha: cade vc q sumiu???(acho o fim cobrar visita também..se a pessoa nao foi é ou pq não deu,nao teve tempo,ou pq não quer,ora essa..)depois que ela viu que eu nem dei os cabimentos por fim ela desistiu...
    é cada um...
    estou de apoio a campanha por mais educação nos blogs!!
    ;-)
    bjs,otimo finde!!!

    ResponderExcluir
  5. e agora...
    bom, li o texto todo (1 pto!!)
    Eu sempre respondo os comentários na minha propria página de comentários, logo abaixo dos comentários dos visitantes...mas respondo um por um...
    E adoro visitinhas, sejam elas como for...
    Um beijão, querida, não se estressa mto no trabalho, não...essas coisas engordam...ahahha
    Beijos
    vidadequilibrista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sim... eu acho que posts mais curtos facilitam a compreensão do comentarista.Posts longos tendem de ir um assunto para o outro(às vezes eu faço muito isso e preciso me policiar), e creio que aquele que comenta pega só parte do pensamento do post e não ele inteiro...


    Tb confesso que não gosto da verificação de palavras nos comentários.Creio que a moderação é melhor :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Lilian querida!!!!
    Concordo com a Gisley quanto ao tamanho dos textos.
    Mas, existem temas que não podem ser tão resumidos. Às vezes estamos desabafando e aí minha amiga, nem sabemos como terminar tantas palavras entaladas na garganta.

    Bom, de qualquer maneira, faço a minha parte viu? E retribuo todos os recadinhos! Procuro responder de acordo com a atenção que tal blogueira dispensa à mim. Se ela responde com palavras curtas, procurarei não perder muito tempo no blog dela e vice-versa.
    Acho que esta pode ser uma solução para quem não tem tempo.

    E por falar nisso, me desculpe pela demora em vir aqui. Minha vida está uma loucura!
    Antes eu blogava diariamente!!!!
    Sinto tanta falta!!!!

    Em breve voltarei aqui querida.
    Obrigada por reproduzir o texto aqui tá?
    Quando ele estiver mais completo, te aviso.
    Bjssssss

    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi Lilian, vim retribuir a tua visita, mas meio sem tempo fui olhando os títulos das postagens e acabei parando nessa aqui. Muito interessante, afinal descobri que também peco. Na verdade já sabia disso, mas nem tenho o pc disponível pra mim tempo suficiente para retribuir as todas visitas que recebo. Vou voltar aqui com mais tempo pra conhecer a tua história de mãe que acho é o que nos une. Volte lá também no meu cantinho para conhecer um pouco mais de mim (ó eu pecando de novo!) e quem sabe iniciarmos uma bela amizade.

    Abraços

    ResponderExcluir

Adoro quando você lê e deixa um recadinho :)